quinta-feira, 27 de outubro de 2011

COMBATE ÀS DROGAS

Tive a oportunidade de participar da Conferência de Combate às Drogas organizada pelo COMAD, realizada no clube dos Pioneiros, no bairro Bom Retiro. Representantes de diversos setores do Vale do Aço estiveram presentes, tendo sido discutidas propostas de políticas públicas voltadas ao combate à disseminação de drogas em nossa região. Foi uma iniciativa altamente positiva, demonstrando responsabilidade social e preocupação com um dos maiores problemas que enfrentamos na atualidade.

Durante a palestra e no momento dos debates, se enfatizou a questão de que é cada vez menor a idade dos jovens que estão envolvidos com drogas em nossa região e, ainda, a necessidade de se estabelecer projetos concretos para o combate desse mal, deixando-se de utilizar as mesmas “frases feitas” que não produzem algo de concreto.

Como Delegado de Polícia, tenho convivido com esta triste realidade, recebendo, na delegacia, adolescentes com idades cada vez mais tenras, envolvidos com as drogas. E exatamente por isso, penso que não posso ficar fechado em meu gabinete. Ao contrário, é cada vez maior a necessidade de nossa presença nos momentos em que se busca discutir as saídas possíveis para o combate a esta realidade. É o que temos procurado fazer.

Todavia, o que se percebeu, na verdade, diante de todos os questionamentos realizados após a palestra, é que a sociedade não aceita mais discursos vazios e reivindica projetos e ações concretas para a resolução efetiva do problema. Nosso povo tem estado mais atento às “falácias” e tal atitude tem sido repudiada.

E a inexistência concreta de políticas públicas a respeito das drogas e de tantos outros problemas só retrata uma triste realidade: a ineficiência e a omissão daqueles que, hoje, nos representam e titularizam o Poder.

Mas tenho fé no futuro. Acredito que “caras novas” aparecerão, trazendo discursos verdadeiros, juvenis e corajosos. Estou certo de que os omissos serão lembrados por sua omissão e darão lugar aos novos, àqueles que têm CORAGEM para mudar, para ENFRENTAR qualquer um e qualquer coisa, sem receios e sem interesses escusos.

Tenho fé de que uma postura jovem, questionadora e corajosa surgirá ( e, na verdade, já tem surgido ), com propostas novas e idealizadoras, buscando transformar nossa Ipatinga numa cidade mais justa, mais honesta, proporcionando aos seus cidadãos a qualidade de vida de outrora. Esta qualidade regressará, e num futuro próximo.

Tenho fé.

15 comentários:

  1. e isso ai Dr. parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Sim sim doutor, chega de falácias, é o que se mais vê na TV, sempre assim: "Debate sobre blablabala", "Discurso sobre blablabla"...quantos anos será que ficarão debatendo ou discutindo sobre esses temas? Precisamos JÁ de uma ação concreta, algo físico e real, que a população veja e que realmente traga resultados. Estou na luta junto! Vlw!!

    ResponderExcluir
  3. Quero parabenizar o Drº. Rodrigo pelo Blog, é muito bom saber que ainda existem autoridades que se preocupam com o futuro dos nossos Jovens e adolescentes, e a verdade foi aqui muito bem reproduzida quando o Senhor disse: "o povo esta atento as falacias ", hoje é TEMPO DE ATITUDE, esse sim deveria ser o slogan de campanha de muitos políticos de nossa cidade. Parabéns mais uma vez pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Dr. Rodrigo pelo blog. Dia 23 de novembro estaremos representando nossa região na conferência estadual, em Belo Horizonte.

    Vânia Coelho-assistente social/Associação de Moradores do Bairro Caravelas.

    ResponderExcluir
  5. Vânia, obrigado pela participação e por fazer parte do grupo de membros do blog. Vamos continuar na luta por melhorias na nossa cidade e pelo combate aos problemas que nos tem afligido como sociedade.
    Juntos realizaremos proezas.
    Grande abraço,
    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  6. Pr William, obrigado pelas palavras e por participar do blog, agora como membro. Ter o respaldo de pessoas sérias como o senhor é realmente um privilégio. Estou certo de que em breve teremos mudanças consideráveis no cenário político de nossa cidade. Uma RENOVAÇÃO se anuncia e, com ela, novos tempos. Faremos diferença neste lugar.
    Grande abraço,
    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  7. Caríssimo, Dr. O povo Ipatinguense se cansou das falácias, e coincidência ou não um dos que mais prometeram mudar Ipatinga hoje Deputado Federal e também delegado de policia, sumiu escafedeu-se nos deixou a ver navios, e nos induziu a votar em um desconhecido incompetente, que só fez assinar os saques e fraudes, que deixam a nossa cidade atolada em dividas. Assim sugiro ao Sr. que se houver interesse de ser candidato adote uma postura diferente e prometa apenas o que der para cumprir.

    ResponderExcluir
  8. Hum eu li sobre artigo e gostei e sinto que existem uma grande nescecidade de alguém fazer alguma coisa em pró de Ipatinga. Por que se não fizer a tendência de alguns anos de Ipatinga está evoluindo para mundo de drogas que não tem voltas.Assim uma postura correta agora evitará muitos males. Vamos acreditar e ajuda-lo a fazer algo pelo adolescente de hoje.Ninguém como senhor com uma experiencia tao ampla para ajudar ..parabéns pela iniciativa ...

    ResponderExcluir
  9. MEU NOME É ELIANE LIMA EU SOU CIDADÃ DE IPATINGA HÁ 40 ANOS E VENHO CONTEMPLAR AS PALAVRAS DO DR RODRIGO E DIGO CONHEÇO-O SEI QUE PESSOA CORRETA E E CAPACITADA.CONCORDO COM QUE ELE ESCREVEU.ESTOUA QUI DANDO APOIO.

    ResponderExcluir
  10. Caríssimo "Anônimo", as nomenclaturas de um cargo não devem servir de base para determinar o caráter de alguém, até porque o caráter não se relaciona a este ou àquele cargo, mas à pessoa. Tento, apenas, externar meus pensamentos, demonstrando que é possível mudar a realidade em que vivemos, SE estivermos dispostos a mudar o cenário atual, refletindo em novas ideias, independentemente do tipo de função que possa desempenhar aquele que as propõe .
    Em todas as funções, públicas ou privadas, existem diferentes tipos de pessoas e elas dever ser vistas em sua individualidade, sob pena de igualarmos aqueles que são diferentes.
    De toda forma, agradeço grandemente sua participação e seu comentário. É exatamente esta difusão de ideias e esta discussão saudável que fará com que a gente mude a sociedade em que vivemos.
    Grande abraço e continue seguindo o blog, pois seus comentários servirão para elevarmos sempre o nível das discussões.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  11. ELIANE LIMA, a sua bondade é a verdadeira causa de palavras tão elogiosas, das quais, certamente, não sou merecedor. Muito obrigado por seus comentários. Meu desejo é fazer a minha parte, usando daquilo que sou, para contribuir na melhoria da sociedade em que vivemos.
    Acredito, sinceramente, que novas ideias e uma RENOVAÇÃO no cenário atual é o caminho para iniciarmos as mudanças, tão necessárias para esta nossa Ipatinga.
    Abraços,
    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  12. Olá Dr...Passei por aqui e não pude deixar prestigia-lo pelo excelente trabalho, que vem realizando em nosso meio! O senhor é um exemplo de que existe ,sim...pessoas de bom coração,caráter e merecedora de nossa total confiança! Te admiro muito,como ''PROFISSIONAL'' E como pessoa,é uma honra pra mim te-lo como amigo!!!PARABÉNS...Conte sempre comigo!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Graças ao bom Deus estou vendo uma luz no fim do tunél, que bom ver alguem interessado reencontruir o presente e o futuro de crinças jovens perdidos pelas drogas de um pais e cidades pelo descaso de orgãos publicos copetentes, que ainda naõ parou pra pensar que é uma doença que precisa ser tratada, cuidada em todos os sentidos, ao usuario de drogas e seu familares..é triste pensar que jovens estao morrendo aos montes, que quando estas mortes chega até eles, ELES já assassinou toda a familia,nao temos mais paz,preocupamos com a segurança, mais nao preocupamos em ajudar a tratar destas pessoas com a doença droga,as pessoas só o ver como marginais, julho do ano passado, uma usuaria,entrou na minha casa(A falecida Mulher aranha,) ela mi disse que era um assalto e queria dinheiro pra comprar drogas, Ali estava uma criança em todos os sentidos, no momento vc pensa em muitas coisas ruins, mais dava pra perceber que era uma pessoa doente de drogas,da vontade de até bater, mais da vontade de por no colo e dizer vou te ajudar a sair desta, mais acaba como Ela,quantas desta esta hoje em nosso Ipatinga..Estou com muita esperança,que DEUS e o povo Ipatinguese te ajuda a vencer, para que Você possa fazer algo pelos jovens e todos nós..Belalucia Ipatinga

    ResponderExcluir
  14. Cara Belalucia, tenho trabalhado para combater este mal há muito tempo. Quando eu era delegado na delegacia de menores, no iguaçu, conversei com ela ("mulher aranha") muitas e muitas vezes. Sempre dava conselhos, mas, infelizmente, não adiantou. Tentei implantar o núcleo de atendimento a adolescentes, mas também não consegui e o desejo de trabalhar por isso é que tem me motivado a candidatar a vereador. Deus permita que consigamos vencer as eleições e implantar estes projetos na cidade, mas para isso dependo da confiança da sociedade em me dar o VOTO. Se Deus quiser, chegaremos lá!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir