segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

"O CAMINHO É UM SÓ"

Há alguns dias me deparei com uma notícia amplamente divulgada na imprensa. A Câmara Municipal aprovou a destinação de verba equivalente a HUM MILHÃO E MEIO DE REAIS “para salvar as creches em Ipatinga”.

Ao ler a matéria, num primeiro momento, a sensação que se tem é de regozijo, pois a situação das creches sendo fechadas, funcionários sem receber seus salários, era repugnante.

Contudo, o posterior questionamento é inevitável. Vejamos: o orçamento anual, enviado pelo executivo e aprovado pelo legislativo, previa a existência da verba para pagamento das despesas com as creches no Município.

Diante deste fato e, ainda, vendo o sorriso daqueles que nos representam no legislativo, como mostra a foto publicada nos jornais, não consigo fugir às seguintes indagações:

1) Onde foi parar o dinheiro destinado ao pagamento das despesas com as creches? Dinheiro este que não foi pouco: HUM MILHÃO E MEIO DE REAIS!!!

2) Que providências a Câmara Municipal, na sua função fiscalizadora, tomou para buscar, NO MÍNIMO, explicações quanto ao paradeiro da VERBA PÚBLICA?

Na verdade, ao que parece, NADA FOI FEITO. Destinou-se MAIS HUM MILHÃO E MEIO DE REAIS para substituir o que sumiu, o legislativo se fez mostrar muito sorridente e feliz e a vida seguiu, como se nada tivesse acontecido.
A Constituição Federal, no seu artigo 70, afirma que o Congresso Nacional exercerá a fiscalização contábil, financeira, operacional e patrimonial da União e o artigo 71 diz que o exercício desta função será auxiliado pelo Tribunal de Contas da União.

Assim, por força do Princípio da Simetria Constitucional, no âmbito Municipal, esta função fiscalizadora fica a cargo da Câmara Municipal, que terá o auxílio do Tribunal de Contas do Estado.

Pois bem, e por que isso não acontece em nossa Ipatinga? A pergunta fica no ar!

Penso que a nossa população está farta desta conduta omissiva por parte de nossos representantes, sobretudo ocupantes do Legislativo. Faz-se necessário uma resposta RADICAL por parte dos verdadeiros detentores do poder (o Povo), a fim de se conseguir “mudar a cara de nossa cidade”.

É necessário que se busquem pessoas com características questionadoras, com coragem para se posicionar, com conhecimento de lei (até porque esta é a principal função do Legislativo, fazer leis), com capacidade para assumir a tribuna e defender uma idéia, com conhecimento de causa, com projetos, para serem os reais representantes do Povo no Legislativo Municipal. Não há mais tempo de se trocar votos por sacos de cimento, cestas básicas ou perdão de dívidas!

Só assim se conseguirá mudar a realidade em que o Município se encontra e se possibilitará construir um futuro de qualidade.

10 comentários:

  1. O município precisa urgentemente de mudança. O povo não aguenta mais a cidade esburacada e largada. Precisamos de mudança. O legislador deve levar em conta na hora de pensar em um projeto de lei o coisa parecida na vontade única e exclusivamente do povo e não de seus interesses. Parabéns Dr. Sou seu fã.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Senhor, por ter enviado alguém com caráter e competência pra cuidar do seu tão amado (povo)
    Dr Rodrigo obrigada por vestir a camisa do povo ipatinguense todos nós precisamos de você!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. "Angustia" é o sentimento que tenho hoje quando tratamos da governança da nossa querida Ipatinga.O executivo planeja suas ações, destinando o necessário ao funcionamento dos serviços de educação, saúde, cultura, limpeza pública,etc. Mais isso só fica no papel, no último ano faltou verba pra tudo, enquanto isso a nossa câmara municipal, que deveria fiscalizar o executivo e fazê-lo dar conta dos repasses, faz o trabalho de "tapa buracos", repondo parte do repasse e pagando as dívidas do "executivo mal".

    ResponderExcluir
  4. Faço minhas, as palavras de Starley Sá. Sentimento de angústia, verdade. Como declarou Francielle "Dr Rodrigo obrigada por vestir a camisa do povo ipatinguense. Precisamos de você!"

    Vânia Coelho
    CMDCA

    ResponderExcluir
  5. VAMOS DR. É HORA DE UNIRMOS FORÇA E LEVAR ESTE DEBATE PARA TODA SOCIEDADE, NÓS PESSOAS FORMADORAS DE OPINIÃO TEMOS ESSE DEVER. PROPONHO UMA AGENDA COM O SR. PARA PARTIRMOS A AÇÃO, VISITAR CASA A CASA DA NOSSA CIDADE MOSTRANDO AO POVO QUE É POSSÍVEL MUDAR ESSA REALIDADE. ENQUANTO NÃO FIZERMOS ISSO FICAREMOS A MERCÊ DOS QUE ESTÃO LÁ, E COMPRAM OS VOTOS DOS ANALFABETOS COM AS MIGALHAS QUE CAEM DAS SUAS MESAS FARTAS.

    ResponderExcluir
  6. Dr. Rodrigo. Debates como esse precisam ser abertos para a comunidade, só assim o povo terá oportunidade de fazer o julgamento justo na hora da escolha de seus representantes.
    Parabéns pela iniciativa e coragem.
    Regiane Nogueira

    ResponderExcluir
  7. No que depender de mim vou fazer o possível pra estar levando informações necessárias ao povo, e se possível promover algum tipo de audiência para tratarmos do assunto de segurança pública e tantos outros que precisam ser tratados com seriedade. Ninguém melhor do que o Sr Dr para esclarecer sobre os temas e abordar sobre a defasagem que existe na legislação -na câmara- e na fiscalização -sobre o executivo- dessa cidade. IPATINGA PRECISA DE MUDANÇA, O POVO BRADA.

    ResponderExcluir
  8. A todos os seguidores e amigos que enviaram seus comentários, gostaria de agradecer. Realmente, como disse meu amigo Dener Maia, "o povo brada" por uma mudança. Já não há mais espaço na política de Ipatinga para representantes inoperantes e despreparados.
    Como muito bem abordado pela Regiane Nogueira (que,inclusive, nos presenteia com um comentário sereno e inteligente, próprio da pessoa que é), "o povo saberá fazer o julgamento justo na hora da escolha de seus representantes" e penso que, talvez, a melhor resposta do povo de Ipatinga nesse ano seja a escolha de 19 representantes que nunca estiveram na Câmara, pois os que lá estão já mostraram quem são.

    Como já disse o grande e saudoso Renato Russo, "O caminho é um só".Quem sabe não seja este?!

    ResponderExcluir