quarta-feira, 24 de agosto de 2011

20/08/2011 00:30 - sábado, 20 de agosto de 2011. 
Homicida vivia com documentos falsos em Ipatinga


IPATINGA – Foragido da justiça por ter cometido crimes graves em Governador Valadares e Aimorés, Lucas Ferreira da Silva, de 26 anos, levava uma vida normal em Ipatinga usando documentos falsos. No entanto, na manhã desta quinta-feira (18), após denúncias anônimas, ele foi preso em uma operação da Polícia Civil quando se preparava para uma consulta médica no posto de saúde do Bairro Canaã. Encaminhado à delegacia, Lucas foi autuado em flagrante e mandado para o Centro de Remanejamento

 de Presos (Ceresp).  


O delegado Rodrigo Manhães estava de plantão na 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil (1ª DRPC) e chefiou a operação que culminou na detenção do criminoso. “Ele foi abordado e apresentou um documento que constava o nome de Lucas Raimundo da Silva, quando, na verdade, seu nome verdadeiro é Lucas Ferreira da Silva. Nós efetuamos a prisão em flagrante e, durante as investigações, descobrimos que ele falsificou não só a Carteira de Identidade, mas vários outros documentos. Lucas conseguiu adquirir uma Certidão de Nascimento falsa e, a partir dessa certidão, tirou todos os outros documentos pessoais, como CPF, Carteira Identidade, Título de Eleitor e Certificado de Reservista”, detalhou Manhães, que emendou: “Lucas chegou a fazer declarações na Receita Federal com o nome falso, segundo o que ele mesmo nos informou. Até votar nas eleições passadas utilizando documento e  nome falso ele conseguiu”.

Conforme o delegado, Lucas – de fato – levava uma vida completamente normal com a documentação inautêntica. “Ele trabalhou com carteira assinada utilizando o nome falso, que foi inserido junto ao INSS como contribuinte previdenciário. Além disso, Lucas fez até declaração de Imposto de Renda”,

Complementou o delegado.

Mandados 

Lucas falsificou a Certidão de Nascimento e passou a viver com o nome falso porque é um criminoso procurado pela justiça mineira. “Ele possui em aberto dois mandados de prisão, que nós descobrimos a existência e procedemos o efetivo cumprimento. Um é um mandado de prisão preventiva, de Aimorés, enquanto o outro é um por homicídio qualificado em Governador Valadares”, afirmou Manhães, para explicar:  “Um assassinato qualificado ocorre quando a pessoa mata alguém numa das hipóteses previstas no Código Penal que qualifica o crime, como motivo fútil ou  torpe. Ou seja, são algumas circunstâncias que são presentes na prática do assassinato, que torna esse crime ainda mais grave e, conseqüentemente, a pena também vai ser mais grave”.

O delegado ainda falou sobre os procedimentos seqüentes: “Lucas foi autuado em flagrante, encaminhado ao Ceresp e a comunicação da prisão dele vai ser feita aos juízes que expediram os mandados de prisão e ao juiz criminal da comarca de Ipatinga, que vai apurar o crime da falsificação. Todas as informações sobre o caso vão ser encaminhadas ao delegado titular da Delegacia de Defraudações de Ipatinga e, dentro de um prazo de 10 dias, o inquérito será finalizado”


Nenhum comentário:

Postar um comentário