terça-feira, 11 de outubro de 2011

EFEITO CASCATA

Num ano de tantos infortúnios, fruto de uma administração questionável, parece que nosso executivo o fechará “com chave de ouro”!!!!

Há meses temos visto o impasse referente à situação dos professores municipais em Ipatinga. Desde junho estão lutando, num movimento grevista, por melhores condições e pelo pagamento de salário que respeite o piso fixado por Lei Federal. Indiferente ao pleito, a Administração Municipal se recusa a negociar.

É certo que estamos no Brasil, mas, diante de tamanha indiferença, é impossível não nos lembrarmos dos exemplos de países de primeiro mundo, onde a qualidade do ensino alcança patamares elevadíssimos e onde o ensino público supera em muito o privado. E isto leva em conta uma constatação bastante clara: a primazia pela VALORIZAÇÃO daquele que tem o mister de ensinar - o PROFESSOR.

Em nossa Ipatinga, o que chama a atenção, no entanto, é a presença de outro fator (além da desvalorização). Trata-se do “efeito cascata” daquela que chamamos “administração questionável” (para sermos polidos nos adjetivos!).

São visíveis os efeitos das decisões tomadas nos últimos meses. Garis perdendo empregos e deixando de prestar um serviço essencial, contrato com a Urbis questionado, funcionalismo público mal pago, professores desvalorizados e, agora, os maiores prejudicados: os alunos da rede municipal estão correndo o risco de PERDEREM O ANO LETIVO!

O que se percebe é que tudo isto, na verdade, é consequência de atos (também questionáveis) praticados nos últimos meses. Até porque, estamos falando de um município com receitas consideráveis, apto a honrar seus compromissos e a valorizar seu funcionalismo e, principalmente, seus discentes.

Não é tolerável que os alunos da rede municipal paguem um preço tão alto, perdendo o ano letivo. Serão os maiores prejudicados. Mas, como mostra a história ( e me corrijam os mestres da disciplina, se estiver errado) , é sempre o povo quem acaba pagando a conta.

O que nos consola é a verdade contida numa célebre frase de Abraham Lincoln que, apesar de antiga, parece-nos cada vez mais atual. E como o tema é a educação, os educandos e os educadores, permiti-mo-nos filosofar:

É possível enganar parte do povo, todo tempo; é possível enganar parte do tempo, todo o povo; jamais se enganará todo o povo, todo o tempo.”

Ipatinga saberá dar a resposta à altura.

2 comentários:

  1. Como sempre afiadíssimo heim?mais o povo sempre paga a conta mesmo.tomara que o engano dure menos tempo dessa vez.................

    ResponderExcluir
  2. E o "Efeito Cascata" continua! Já não basta a educação básica ser prejudicada por tais fatos, agora atacaram a raiz fechando creches!

    ResponderExcluir