sexta-feira, 30 de setembro de 2011

IPATINGA MERECE MAIS !

Havia decido não escrever, por algum tempo, artigo com críticas (ou com tantas críticas) ao que tem ocorrido nesta nossa Ipatinga, tentando desviar meu foco para outras questões. Contudo, o descaso que nos tem assolado, causador de tanta indignação (e este é o sentimento de quase toda a população ipatinguense), não me deixa outra alternativa. Eu preciso falar !!!!!!

Como de costume, busquei acessar as páginas dos jornais da cidade, e para minha surpresa (que nem é mais surpresa, na verdade), li, no JVA on line, a notícia: “Centro Socioeducativo ‘dorme` em gavetas da PMI”(http://www.jvaonline.com.br/novo_site/ler_noticia.php?id=93350).

Durante quase dois anos fui Titular da Delegacia de Menores em Ipatinga. Em razão do trabalho desenvolvido neste tempo, pude perceber a imensa necessidade de se disponibilizar local adequado ao encaminhamento de adolescentes que tenham sido conduzidos à delegacia em razão da prática de determinado ato infracional.

Depois de muito se discutir, buscaram um entendimento paliativo. Resolveram destinar um imóvel da cidade para servir como centro provisório para internação de adolescentes, até a efetiva construção do CIA (Centro de Internação de Adolescentes), que ocorrerá num imóvel doado pela Cenibra, localizado em Santana do Paraíso.

Montaram uma Comissão que teria a função de selecionar imóveis aptos a servirem como este centro provisório. A Comissão fez seu trabalho e selecionou dois imóveis na cidade. Para efetivar seu funcionamento como centro de internação provisória, a prefeitura deveria enviar ofício à Seds, solicitando visitas técnicas a fim de aprovar o local. No entanto, mais uma vez, a prefeitura ficou inerte. O ofício não foi enviado !!

Para piorar, um outro problema que se arrasta há tempos chega ao seu ápice: o Conselho Tutelar, carente de estruturação, divulga que não mais acompanhará os adolescentes infratores (matéria do jornal Diário Popular:http://www.diariopopularmg.com.br/mat_vis.aspx?cd=19263). Conforme trecho da matéria, “Deveriam existir políticas públicas para acompanhar o adolescente e oferecer o tratamento adequado quando necessário, explicou o integrante do conselho, Elcio Nunes.”

De fato, é imprescindível se buscar o estabelecimento de políticas públicas eficientes para resolver o problema. Existem ações que não demandam alto investimento e que são capazes de minorar as mazelas que se nos tem assolado. Prova disto é o fato de que, se tão somente o ofício tivesse sido enviado à Seds, talvez o centro provisório já estivesse funcionando !!

Ao que parece, não tem havido muita vontade política para se implementar mudanças em nossa Ipatinga. O que se tem percebido é a absoluta ausência do poder público local nas questões mais básicas de nossa cidade. Os problemas não estão sendo enfrentados ou solucionados, e a sociedade, infelizmente, cada dia mais, suportando o ônus desta ausência.

ALGO PRECISA MUDAR!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário