quinta-feira, 29 de setembro de 2011

HEMOCENTRO EM IPATINGA

Hoje foi realizada, na Câmara de Vereadores, Audiência Pública, por requerimento da Deputada Estadual ROSANGELA REIS, para a discussão e implementação do projeto de criação de unidade do HEMOMINAS em Ipatinga.


Estiveram presentes diversas autoridades, inclusive prefeitos das cidades vizinhas, além do diretor do Hospital Márcio Cunha, José Carlos de Carvalho Galinari, do diretor executivo da Fundação São Francisco Xavier, Luiz Márcio, da presidente da Fundação Hemocentro, Júnia Guimarães, do deputado estadual Eli Tarquini, presidente da Comissão de Saúde da Assembléia e da deputada estadual Rosângela Reis, autora do requerimento. .

Durante as explanações, os representantes acima referidos firmaram compromissos de unirem forças em torno da execução, mais rápida possível, do projeto da Deputada, inclusive no que se refere à aquisição do terreno onde o Hemominas será construído. Um encontro definirá se o terreno será cedido ou vendido ao Município.

Uma das exposições que chamaram a atenção foi a da Drª Junia Guimarães, Presidente do Hemominas. Segundo a palestrante, os encontros com a Deputada Rosângela Reis, visando à implantação do projeto, são constantes e quase diários. Segundo ela, a Secretaria Estadual de Saúde teria enviado ao Município de Ipatinga, em setembro de 2010, um relatório com documentações e solicitações acerca do projeto e aguardava respostas para a implementação dos requisitos necessários ao próximo passo a ser dado. No entanto, até o momento, a prefeitura ainda não teria enviado qualquer resposta, o que estaria inviabilizando o seu prosseguimento.

De qualquer forma, vários compromissos foram assumidos na Audiência, ao final dos trabalhos, e acredita-se que até o fim do ano um protocolo seja assinado, viabilizando a construção do Hemocentro até o final de 2012.

A deputada Rosângela Reis, ao finalizar a Audiência, se disse esperançosa e reafirmou que continuará engajada no projeto, lutando para que até próximo ano a unidade do Hemominas já esteja construída e funcionando, o que possibilitará a criação de um banco de sangue, a trazer benefícios à população de Ipatinga e das cidades vizinhas.

Um comentário:

  1. Ponte Nova, Manhuaçu, São João Del Rey, são exemplos de cidades menores e menos importantes que Ipatinga, mas que já possuem hemocentro. Ipatinga é rica e próspera , mas é carente de serviços públicos. Pra começar, quando precisam de orgãos públicos, os Ipatinguenses precisam se deslocar para a vizinha Fabriciano ou mais longe, em GV. FALTA REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA PRA CIDADE E O POVO TAMBÉM TEM QUE ACORDAR PRA VIDA...

    ResponderExcluir