domingo, 18 de setembro de 2011

IPATINGA, CIDADE ABANDONADA

Há pouco foi divulgada pela imprensa da cidade a RECUSA da prefeitura de Ipatinga em sediar um projeto de nível estadual, sucesso em diversos municípios das Gerais, voltados à proteção da saúde do idoso. Trata-se do "Centro Mais Vida", lançado pelo Governo do Estado desde 2008.

Segundo reportagem do jornal Diário Popular, o projeto é voltado ao atendimento de assistência aos idosos e tem como finalidade melhorar a sua qualidade de vida. Para tanto, busca oferecer um padrão de excelência nas ações de saúde, de modo que a população tenha longevidade, com independência e autonomia. 

Os benefícios são o atendimento por equipe multidisciplinar de todo idoso frágil e a realização de exames com vistas à avaliação funcional global para a elaboração de um Plano de Cuidados a ser implantado. Além disso, é disponibilizado lanche para os idosos e seus acompanhantes que residam a uma distância maior de 100 quilômetros do Centro, quando de sua estada para avaliação, afirma a reportagem.

A “justificativa” da prefeitura em RECUSAR sediar o projeto foi a “falta de dinheiro”! O Secretário Wilson Soares de Sá(segundo o Diário Popular), que representou o município na reunião com a Secretaria de Estado de Saúde, afirmou que o município de Ipatinga “NÃO TEM INTERESSE” em receber o centro.

Hoje, as cidades de Montes Claros, Juiz de Fora e Belo Horizonte possuem uma unidade do projeto. Ipatinga foi escolhida para sediar o centro da macrorregião Leste, em razão de ser uma cidade pólo, requisito que se encaixa no perfil do projeto.

Com a recusa, o município de Governador Valadares externou interesse e GANHOU o projeto. Resultado: os idosos de Ipatinga, se quiserem se beneficiar de todos os serviços de qualidade oferecidos pelo centro, terão que viajar mais de 100 km até Governador Valadares.

                            Fisioterapia é um dos serviços oferecidos pelo Centro Mais Vida em Montes Claros

E esta não foi a primeira vez que a prefeitura de Ipatinga recusa um benefício aos seus munícipes. Há alguns meses, a Deputada Estadual Rosângela Reis, após um trabalho intenso, obteve a aprovação de destinação de recursos para a construção de uma UPA(Unidade de Pronto Atendimento) em Ipatinga, por parte do Governo Federal. Para tanto, bastaria que o Município enviasse a documentação exigida para a formalização do ato num prazo determinado.

O que aconteceu? A prefeitura não enviou os documentos e o município PERDEU os recursos que já haviam sido separados para esta finalidade.

Justificativa da Prefeitura? “Estamos conseguindo recursos semelhantes junto ao Governo do Estado”!!!

Resultado? Estamos sem UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

ALGO PRECISA MUDAR !!!!!!!!!!!

3 comentários:

  1. Moro em Ipatinga e o que eu vejo é uma prefeitura desacreditada, realmente Ipatinga está abandonada.

    ResponderExcluir
  2. E VERDADE DR,PRECISAMOS DE MUDANÇAS,MAS COMO DIZ A SABEDORIA POPULAR"NAO BASTA TER PENSAMENTOS POSITIVOS,E PRECISO TER AÇOES E ATITUDES POSITIVAS. E COMO DEIXAM ISSO ACONTECER,E POR FALTA DE DOCUMENTAÇAO,DE PRAZO CERTO ????ATE QUANDO??? VALEU.......

    ResponderExcluir
  3. É,no mínimo,revoltante saber que o governante a quem o povo elege para representá-lo,age com tão grande descaso às suas necessidades e interesses!
    Será que esquece que outras eleições virão,ou acredita que o povo não tem memória?

    Temos,sim,que fazer essas atitudes incabíveis serem de conhecimentos de todos!

    Parabéns pelo blog e pela matéria.Muito bom!!!

    ResponderExcluir